"

Em qual estado você está?

Escolha a região para navegar no site.

Viop

Telefones para contato

POA e Região Metropolitana

4020 2022

Interior RS e Outros Estados

0800 51 8666

Deficientes Auditivos

0800 54 11 050

SAC Online

Entre em contato conosco

Faça login ou cadastre-se

COMPRE SUA PASSAGEM INTERESTADUAL TAMBÉM PELO TELEVENDAS: 4020 0800

Formas de Pagamento

CLIQUE E COMPRE SUA PASSAGEM

COMPRE SUA PASSAGEM INTERESTADUAL
TAMBÉM PELO TELEVENDAS: 4020 0800

Início / Viagem / Guia Das Cidades / Horizontina

Viagem

Horizontina

História

Pelo menos dois motivos fazem de Horizontina uma cidade conhecida nacional e internacionalmente: é a terra natal da top model Gisele Bündchen e a sede da John Deere Brasil, a maior indústria de equipamentos agrícolas do mundo. Não por acaso, Horizontina leva o título de Berço das Colheitadeiras Automotrizes. A área onde está localizada, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a apenas 55 km da Argentina, pertencia às Missões Jesuíticas. Trata-se de um município relativamente novo, inclusive quanto à ocupação.

A história conta que o primeiro marco da região foi implantado em 1927 pelo engenheiro Frederico Jorge Logemann (que hoje dá nome a uma escola), funcionário da empresa contratada pelo governo do Estado para demarcar e colonizar as terras devolutas entre os rios Uruguai, Santa Rosa e Palmeira. No ano seguinte, começaram a chegar os primeiros colonos que desbravaram a então chamada Belo Horizonte. Aos poucos, surgiam as construções – casas, hospitais, escolas, capelas, salões de baile, comércio. Em 1937, Belo Horizonte tornou-se o distrito de Vila Horizonte, pertencente ao município de Santa Rosa. A emancipação de Horizontina aconteceu, finalmente, em dezembro de 1954. Mais tarde, a cidade deu origem aos municípios de Tucunduva e Dr. Maurício Cardoso.

Uma das atrações da cidade é a bela Cascata do Buricá, localizada a 20 km do centro. No Balneário da Cascata há uma fonte natural – a mesma onde nasce a cascata – e uma área bem estruturada para camping. Outro lugar para se visitar é o Morro de Bela Vista, o ponto mais alto de Horizontina, com 418 m de altitude. No centro da cidade, os passeios incluem a Igreja Martinho Lutero, a Igreja da Matriz, a Praça 25 de Julho e o Centro Cultural. Trata-se de um lugar tranqüilo, ideal para quem está à procura de descanso e contato com a natureza.

Aventura

Quem gosta de aventura pode participar – ou integrar a platéia – dos eventos organizados pelo Jeep Clube Horizontina. O principal deles é a Trilha Jeep Country, que acontece sempre no último final de semana de março. Além das trilhas cheias de desafios, enfrentadas com prazer pelos donos de veículos 4 x 4, o evento inclui praça de alimentação, shows e muita diversão. Mais informações no www.jeepclubehorizontina.com.br

Serviço executivo

Porto Alegre–Horizontina é uma das linhas de modalidade executiva da Viação Ouro e Prata. O serviço executivo traz passageiros do interior para a capital no início da manhã, levando-os de volta às cidades de origem no final da tarde. Os ônibus de 26 lugares são mais espaçosos e possuem poltronas confortáveis, com opção de assentos individuais. Ar-condicionado, vídeo, lanche e água mineral completam os itens de conforto desse serviço, que já se consagrou no trajeto entre Horizontina e a capital gaúcha. Nessa linha, o serviço opera de segunda a sexta, saindo de Horizontina às 6h e retornando de Porto Alegre às 18h30min. Também há opção de viagem na modalidade semidireta diariamente, exceto aos sábados, com partidas de Porto Alegre.

Inicio